quarta-feira, 23 de maio de 2012

Se tá dodoi vai ou não vai pra






É comum as crianças ficarem doentes quando começam na creche ou na escolinha, faz parte do processo de desenvolvendo do sistema imunológico. Os anticorpos que os pequenos tem, vieram da placenta e do leite materno, então eles ainda estão bastante indefesos.

Tivemos sorte com Alice, em dois meses de creche ela não teve nenhum problema. O fato dela ter convivido com outros bebês desde cedo e do berçário da escolinha dela ter apenas 3 crianças ( o pediatra adorou esta parte) podem ter ajudado.

Mas quando maio chegou, Alice ficou dodói. Ela começou com uma tossissinha de quarta pra quinta, e na noite de sexta piorou. Sábado pela manhã estávamos na emergência . (Vou abrir 1 parenteses aqui:  recebemos um ótimo atendimento no Hospital da Unimed na Rua Siqueira Campos em Copacabana.)

Passamos o fim de semana com ela bem caidinha, comendo e brincando pouco e tomando vários remedinhos. Na segunda feira nem pensei em mandar ela pra creche, fiquei com ela o dia todo e a noite voltamos ao hospital.

Como acreditávamos ela estava melhorando, mas o medicamento tinha que permanecer por mais alguns dias...ai veio a dúvida: ela iria ou não pra creche no dia seguinte? Ela não estava com febre, o que parece ser ponto comum pras creches não aceitarem as crianças, mas com a imunidade baixa não seria arriscado uma recaída?

Além disso, será que teriam paciência pra cuidar dela assim enjoadinha? Ela não estava comendo bem, eu ficava oferecendo várias "comidinhas" ao longo do dia pra ela se alimentar, será que fariam isso? E o medicamento, aplicariam direitinho? E as outras crianças, não estaríamos as expondo?

Com tantas dúvidas, liguei pra creche. Explicando o quadro e os medicamentos, Alice foi "barrada", ou melhor 1 dos remédios não era aplicado na instituição. Podia levar Alice, eles me asseguraram quanto a todo o resto, mas o tratamento ficaria comprometido, então na terça Alice tb ficou em casa!

Quarta de manhã consegui consulta com o pediatra, relatei o ocorrido, ele a examinou, e como ela já tava melhor ele pode mudar alguns medicamentos. O tal o remédio "barrado" foi eliminado, então teoricamente ela podia ir pra creche, né...não, achamos melhor ela ficar em casa mais aquele dia.

Então só na quinta Alice foi pra creche. É claro que fiz mil observações para a cuidadora e fiquei com o coração super apertado, mas precisava trabalhar. Torcia baixinho pra que tudo desse certo e principalmente que com a imunidade baixa ela não "pegasse' mais nada por lá...

Complicado né, o que fazer quando o filho está doente? Acho que a vontade das mães é ficar grudadinha com as crias, mas nem sempre isso é possível:( No dia a dia vamos aprendendo a lidar com as questões que vão surgindo, a única certeza e que muitas outras dúvidas e problemas ainda vão aparecer.

Sabemos agora que precisamos ter um plano B, pra quando Alice ficar doente.Seu filho tb está na creche? Ele já ficou doente? O que vc fez nestes dias? Seria ótimo se pudesse dividir isso com a gente!




Nenhum comentário:

Postar um comentário