sábado, 1 de janeiro de 2011

Mamãe Convidada: Sílvia



Filho dodói = mãe cansada

Mãe de primeira viagem fica assustada com tudo. Se a criança come um biscoito e vai um pedaço maior pela boca, já estamos lá, apavoradas com a situação.
Um tombo daqui, uma queda dali, e a febre, ô coisa difícil... noite sem dormir, alimentação comprometida, ufa, isso cansa!

Semana passada minha pequena, 9 meses, começou com uma febre, ai que coisa horrível, agente tem vontade de arrancar os sintomas com as mãos, e para aumentar seu estado de tormento, todo mundo tem uma opinião: é dente, é ouvido, pode ser garganta inflamada... e eu, mãe enlouquecida, busco o pediatra. No consultório a criança se comporta super bem, nunca tem febre, não chora, nada de sintomas e agente ali com cara de tacho.

O fato é que a tal febre de 38 graus permaneceu por 3 dias, e claro, começou na sexta feira, não poderia ser diferente... noites sem dormir, a criança acordando na madrugada chorando e agente sem saber o que fazer... dá-lhe Tylenol... a febre vai embora e ela começa a transpirar, e agora? Como trocar a roupa molhada se a pequena está dormindo e você acabada de sono??

Bom, passados os 3 dias, no 4 dia não teve mais febre, respirei mais aliviada, mas ainda apreensiva, a noite foi longa e com choros doidos.

E foi então que no quarto dia apareceu umas pintinhas no corpinho, parecido com intoxicação alimentar, não precisa dizer que pensei em tudo o que tinha dado de alimentação para ela na ultima semana tentando entender a causa da tal intoxicação...

Voltamos a pediatra... para então descobrir que tudo isso são sintomas de uma virose chamada Roseola ou Exantema Súbito e que o pior já tinha passado. Daqui pra frente é só observar, mas provavelmente não terá mais febre e as pintinhas pelo corpo saem em dias e tudo volta ao normal... Ufa!!!

                        Mais sobre a Roséola

A roséola é causada por um vírus, o vírus do herpes humano tipo 6 (HVH-6) e 7 (HVH-7), e é transmitida pela saliva (pense em todos aqueles brinquedos que são mordidos por todas as crianças da escolinha). É difícil identificar onde ocorreu o contágio, porque a roséola é transmitida quando a erupção de pele ainda não apareceu (e portanto ela ainda não foi diagnosticada), e o período de incubação vai de 5 a 15 dias.

A roséola tem um padrão bem característico, de acordo com o esquema a seguir:

• febre alta, repentina e contínua, que fica entre 38,3 e 42,2 graus, durante três ou quatro dias, e que desaparece tão rápido como veio
• além da febre, sintomas como nariz escorrendo, tosse, uma leve diárreia, falta de apetite e de energia
• quando a febre vai embora, a pele começa a ficar manchada. A erupção costuma começar no tronco, e depois vai se espalhando na direção do pescoço e das extremidades, e desaparece em algumas horas ou em até três dias.

Tratamento

Assim como nas outras infecções por vírus, não há tratamento contra a causa da doença, apenas para aliviar os sintomas.
Na fase da febre, mantenha seu filho confortável, dando bastante líquido para evitar a desidratação. Administre antitérmicos se a febre estiver muito alta e a criança estiver claramente incomodada. Depois que a febre vai embora, a criança ainda pode ficar irritada e manhosa por alguns dias, portanto arme-se de paciência. Logo ela estará novinha em folha. * (Fonte: Site babycenter.com)



Mamãe Convidada: Silvia Barbosa, mãe da Carla Vitória.



Nenhum comentário:

Postar um comentário